Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator por O Agente Secreto e Kleber Mendonça Filho foi reconhecido na categoria de melhor diretor pelo longa neste sábado (24/5) no Festival de Cannes, na França.
A expectativa de que O Agente Secreto fosse premiado na cerimônia cresceu na última semana, depois de ter sido ovacionado por mais de dez minutos na sessão de estreia, em 18 de maio, e de ter saído do evento com dois acordos de distribuição fechados.
Foi a primeira vez que um filme brasileiro levou o Cannes de melhor ator.
O ator também explicou por que não esteve presente no festival para receber a premiação. “Passei o dia filmando. Não fiquei em Cannes porque estou fazendo um filme em Londres. Recebi a notícia dos prêmios que a gente ganhou da forma mais louca possível, no set de filmagem.”
“Felicidade por mim, pelo Kleber, pelo Agente Secreto e pelo cinema brasileiro. Pela cultura brasileira. Pelo fato desse filme ser mais uma peça que aproxima os brasileiros da sua cultura, dos seus artistas”, disse.
Por fim, agradeceu o apoio dos fãs e exaltou o Brasil. “Viva o cinema brasileiro. Viva a importância da cultura para o desenvolvimento de qualquer país. O Brasil é o país da cultura, o país da arte. Vamos celebrar e aproveitar mais esse momento bonito na cultura e no cinema do Brasil”, finalizou.