Vitória é um filme brasileiro de 2025 que conta a história de uma idosa que denuncia corrupção e tráfico de drogas. O filme é protagonizado por Fernanda Montenegro e foi lançado nos cinemas em 13 de março de 2025.
Este é o segundo filme a receber o selo Original Globoplay.
Baseado na história real de Joana Zeferino da Paz, que viveu anos sob anonimato forçado no programa de proteção a testemunhas, o filme retrata sua vida sob o pseudônimo de Dona Vitória.
Ela se tornou um símbolo de luta pela justiça ao registrar, com uma câmera, a movimentação criminosa da quadrilha que atuava em sua comunidade.
Em 18 de fevereiro de 2025, foi anunciado que Vitória fora escolhido para ser o filme de abertura do 27° Festival de Cinema Brasileiro de Paris, realizado na França.
O longa tem exibição marcada para 29 de abril de 2025 no L’Arlequin, cinema de rua do bairro de Saint German-des-Près, onde acontece o evento anualmente.
Sinopse:
Vitória (Fernanda Montenegro) é uma senhora solitária que vive em uma favela violenta. Ela começa a filmar da janela de seu apartamento a movimentação de traficantes de drogas da região. A atitude chama a atenção de um jornalista, que a ajuda a denunciar os crimes.
Controvérsias na escalação da atriz principal:
A história que inspirou o enredo do filme foi vivida por Joana da Paz, uma senhora que em 2005, aos 80 anos de idade, filmou um esquema de tráfico de drogas a partir de sua casa, em Copacabana, Rio de Janeiro, e denunciou a situação à polícia. No entanto, ao serem divulgadas as primeiras imagens do filme, críticas surgiram quanto à escalação de Fernanda Montenegro no papel principal por se tratar de uma atriz branca vivenciando a história de uma mulher negra. No entanto, a identidade de Joana apenas foi revelada após sua morte em 2023, momento em que as gravações do filme já haviam se encerrado.
Anteriormente, sua identidade foi preservada por 17 anos e protegida pelo apelido de Vitória.
Atenção:Joana da Paz, mulher que inspirou filme de Fernanda Montenegro, esperava que atriz a interpretasse
Detalhes do filme:
Foi dirigido por Andrucha Waddington e Breno Silveira (trabalho póstumo)
Roteiro de Paula Fiúza
Produzido pela Conspiração Filmes com o Globoplay
Filmado em 2022 no interior de Pernambuco e Rio de Janeiro
Baseado na história real de Joana Zeferino da Paz.
Homenagem de Fernanda Montenegro:
Fernanda Montenegro destacou o agravamento da segurança pública no Brasil e homenageou o falecido diretor Breno Silveira.