Filme Homem com H mostra relacionamento de 13 anos entre cantor e médico que morreu vítima das complicações causadas pela Aids.Homem com H, cinebiografia que retrata a vida e a carreira de Ney Matogrosso, estreou nesta semana na Netflix e já aparece como o top 1 da plataforma de streaming no Brasil. O filme coloca em destaque não apenas a trajetória artística de Ney, mas também um de seus mais significativos relacionamentos: o de 13 anos com Marco de Maria, um médico que ele considerava seu “amor e amigo”.
Atualmente com 83 anos, o cantor revelou ter se emocionado profundamente ao assistir a uma cena do filme que envolve seu ex-companheiro. A cena retrata o próprio Ney (Jesuíta Barbosa) chegando em casa com Marco (Bruno Montaleone). O médico tinha sido diagnosticado com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e desenvolvido Aids. O teste do artista, porém, havia dado negativo: Ney Matogrosso não tem Aids.
Marco perguntou a Ney se ele ficaria com ele mesmo “magro, feio, com cabelo caindo, manchas pelo corpo”, ao que Ney respondia “Claro!”. “Eu comecei a ver isso, e eles [os atores] eram tão convincentes que eu tive uma coisa, perdi o controle. Não que eu comecei a chorar, as lágrimas pulavam do meu olho. Eu não tinha controle sobre aquilo”, afirmou o cantor.
O médico foi a única pessoa com quem o artista morou junto. Além de ser destaque no filme Homem com H, o amor entre Ney e Marco também é retratado no livro Ney Matogrosso: A Biografia, escrito pelo jornalista Julio Maria. “A gente está falando de um tempo em que quem contraía Aids recebia o decreto de uma vida solitária. O Ney, desde o começo, disse que ficaria com ele até o fim”, comentou o autor, em entrevista concedida em 2021 ao jornal Estado de Minas.
O que o filme não detalha é que os dois estavam separados quando veio o diagnóstico positivo. Ney levou Marco de volta para sua casa e, conforme é mostrado nas telas, o artista separou e equipou um quarto para ele. A família de Marco chegou a tentar lhe dar dinheiro para ajudar no tratamento, mas ele se negou a aceitar.
Ney Matogrosso falou sobre Marco no Roda Viva
A intensidade do relacionamento de Ney com Marco de Maria e o impacto da doença na vida de ambos foram temas abordados por Ney Matogrosso em entrevista ao programa Roda Viva, em 2011. Ele descreveu Marco como seu “grande amor” e relembrou que o acompanhou durante quatro anos enquanto ele enfrentava a Aids.
“Ele durou [quatro anos] porque, como eu tenho amigos que moram fora do Brasil, tudo que falavam que tinha surgido a gente ia atrás. Ele era médico e ele me dizia assim: ‘Ney, a Aids vai ser como outra doença qualquer, você vai tomar o remedinho, você vai se manter vivo e ele tinha a esperança de chegar'”. Ney continuou enviando tudo que era lançado no mundo da medicina para ele, mas Marco “foi se deteriorando, se deteriorando”.
O cantor descreveu que o médico teve “doenças barra pesadíssimas” e recordou o momento em que, com Marco tendo paradas respiratórias, ele o incentivou a “ir”. “Eu deitei na cama com ele, botei a mão no peito dele e disse assim: ‘Marco, vai. Não se prenda a nós, não se prenda a mim e não se prenda à sua mãe. O amor da gente ultrapassa qualquer coisa dessa. Vai, chega, você já sofreu demais'”. Marco de Maria morreu em 1990.
A relação de Ney Matogrosso com Marco também foi marcada pela liberdade, conforme mostra o filme Homem com H na Netflix. O cantor, inclusive, permitiu que o médico tivesse um envolvimento com Cazuza (1958-1990), com quem Ney também havia se relacionado. Ney descreveu a conversa com Cazuza e Marco sobre o tema, enfatizando a ausência de “problemas de posse” no relacionamento, antes de a Aids trazer “a morte e o medo como um fantasma a pairar sobre nossas vidas”.